Home / METODOLOGIA DE VOTAÇÃO

METODOLOGIA DE VOTAÇÃO

A Andross procura ser a mais justa possível no processo de eleição do texto com maior relevância em cada coletânea para receber a estatueta do Prêmio STRIX. Por essa razão, a metodologia de votação escolhida foi "júri popular", que consiste nos próprios autores votando, "júri técnico", que consiste na equipe da Andross, e "juri convidado", formado por profissionais ligados às áres de entretenimento e cultura. O processo todo acontece em duas fases:

FASE 1: (Júri popular) os próprios autores votam nos dez textos que mais gostaram em ordem de preferência. A ordem na lista em que os textos figuram é importante, porque cada posição tem um peso diferente: o 1º nome na lista recebe 10 pontos; o 2º recebe 9 pontos, e assin sucessivamente. Depois da somatória de votos, os dez mais votados vão para a fase 2

FASE 2: (Júri técnico) os organizadores das coletâneas da Andross escolhem cinco textos na ordem de sua preferência. A ordem na lista em que os textos figuram é importante, porque cada posição tem um peso diferente: o 1º nome na lista recebe 5 pontos; o 2º recebe 4 pontos, e assin sucessivamente. Os votos são computados e os cinco com maior pontuação são os indicados ao prêmio. São esses os anunciados ao vivo pela internet. Contudo, ainda não temos o ganhador.

FASE 3: (Júri convidado) nessa fase não há eliminatória. Os jurados leem os textos e os organizam em uma lista conforme a sua preferência. A ordem na lista em que os textos figuram é importante, porque cada posição tem um peso diferente: o 1º nome na lista recebe 5 pontos; o 2º recebe 4 pontos, e assin sucessivamente. Em cada livro, o texto com o a maior pontuação nessa fase recebe o prêmio Strix. Contudo, só revelaremos o ganhador da cerimônia de entrega do prêmio.

Como prova de transparência, depois da cerimônia de entrega do prêmio, disponibilizamos uma postagem com todos os votos nas duas fases.